Pesquisa aponta vitória de Amazonino contra Braga ou Rebecca no 2º turno
Pesquisa da 365 divulgada nesta terça-feira mostra que Amazonino venceria o senador Eduardo Braga ou a ex-deputada Rebecca Garcia no segundo turno das eleições suplementares no Amazonas. Amazonino tem 12 pontos a mais que Braga e 8 sobre Rebecca. A disputa pela vaga no segundo turno ficou apertada entre Braga e Rebecca, que vão disputar voto a voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 29 de julho com 1.000 eleitores, sendo 600 em Manaus 400 no interior do Estado. Está registrada no TSE sob o número Job 022-2017.
O publicitário Durango Duarte fez uma nálise da pesquisa em seu Blog. Veja um resumo:
SEGUNDO TURNO
A #PESQUISA 365 realizou a simulação de dois cenários para o 2º turno também considerando, para efeito desta divulgação, somente os votos válidos. No primeiro cenário, Amazonino Mendes tem 56% e Eduardo Braga, 44%, ou seja, doze pontos percentuais de vantagem. Nesse caso, mesmo que Eduardo alcançasse sua margem de erro máxima (47%) e Amazonino a sua mínima (53%), ainda assim, este ganharia.
É fundamental se entender que o número de “Brancos e Nulos” do 2º turno, eleitores que se sentem desconfortáveis em votar em Mendes ou Braga, é elevadíssimo, praticamente o dobro da intenção de votos do 1º turno. Mas isso não muda a proporção dos votos válidos. Amazonino ganha de Eduardo tanto na capital quanto no interior.
Dos eleitores de Rebecca Garcia, 36% dizem votar em Amazonino, 38% em Eduardo e 26% vão para “Brancos, Nulos e Indecisos”. Já entre os simpatizantes de José Ricardo, 25% optam por Amazonino, 33% por Braga e 42% se declaram “Brancos, Nulos e Indecisos”. Entre os que escolheram os demais candidatos no 1º turno, 32% votariam em Amazonino, 27% em Eduardo e 41% preferem votar em branco, anular ou estão indecisos.
O segundo cenário simulado pela #PESQUISA365 foi entre Amazonino Mendes (54% dos votos válidos) e Rebecca Garcia (46% dos votos válidos). Amazonino abre, então, oito pontos percentuais de diferença para Rebecca.
Dos eleitores de Eduardo Braga, 38% dizem votar em Amazonino, 53% em Rebecca e 8% vão para “Brancos, Nulos e Indecisos”. Já entre os simpatizantes de José Ricardo, 27% optam por Amazonino, 48% por Rebecca e 25% se declaram “Brancos, Nulos e Indecisos”. Entre os que escolheram os demais candidatos no 1º turno, 31% votariam em Amazonino, 38% em Rebecca e 31% preferem votar em branco, anular ou estão indecisos.
VOTOS VÁLIDOS EM PESQUISA ESTIMULADA
SEGUNDO TURNO
Clique para baixar arquivo
ASSUNTOS: Amazonino, eduardo, pesquisa, Amazonas