Zona Franca pode ganhar entreposto em Anápolis/GO
Governos do Amazonas e Goiás costuram
abertura de entreposto da Zona Franca em Anápolis
Manaus/AM - Zona Franca de Manaus deve ganhar em 2016 um entreposto fiscal em Anápolis, a capital industrial de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil. A proposta foi um dos principais temas do encontro entre o governador do Amazonas, José Melo, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, nesta quarta-feira, 16 de dezembro. O protocolo de intenções com as regras de criação do entreposto deve ser assinado em janeiro do ano que vem, ocasião em que os dois governos pretendem formalizar parcerias em outras áreas, como na compra de medicamentos.
Em visita a Manaus desde a terça-feira, o governador Marconi Perillo reuniu com José Melo na sede do Governo do Estado, na Compensa, zona Centro-Oeste. Depois seguiu para visitar unidades prisionais do Estado acompanhado do vice-governador Henrique Oliveira e do secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio. O objetivo é conhecer a experiência na co-gestão prisional com a Umanizzare, que possui uma Parceria Público-Privada (PPP) que prevê, ainda, investimentos como a reforma e ampliação do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a construção de novo presídio semiaberto e um novo Centro de Detenção Provisória em Manaus e de duas unidades prisionais em Rio Preto da Eva. A empresa é goiana e o Governo de Goiás tem interesse de replicar a experiência adotada pelo Amazonas. Na logística, ponto de maior interesse, as conversas estão mais avançadas. Amazonas e Goiás estão na etapa final de negociação da abertura do entreposto aduaneiro da Zona Franca de Manaus na Plataforma Logística Multimodal de Goiás, em Anápolis, cidade considerada capital industrial de Goiás. O entreposto abriria vantagens para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), melhorando o acesso ao mercado consumidor brasileiro e maior facilidade para escoamento para Argentina e Chile. Antes da assinatura do protocolo que formaliza a abertura do entreposto, uma equipe técnica do Governo do Amazonas deve ir à cidade goiana para nova rodada de discussões.
A ZFM possui entrepostos funcionando em quatro cidades brasileiras: Rezende (RJ), Uberlândia (MG), Itajaí (SC) e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Outros dois estão em fase de implantação: Praia Norte, no Tocantins; e Santarém, no Pará. Os entrepostos abrem novas rotas para venda de mercadoria. Segundo o govenador do Amazonas, o entreposto em Anápolis é estratégico pela facilidade de acesso ao Sudeste brasileiro. A cidade é considerada o “trevo do Brasil” pela integração aos demais centros consumidores nacionais, próxima de quase 75% do mercado consumidor brasileiro.
Fotos: Secom/Valdo Leão
Veja também
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas, Anápolis, entreposto, Goiás, José Melo, Manaus, Marconi Perillo, ZFM, zona franca, Amazonas