Em Manaus, atletas venezuelanos de luta olímpica realizam intercâmbio com atletas locais
A luta olímpica, um dos esportes que destaca o Amazonas nacionalmente, recebe um novo impulso para a conquista de novas medalhas. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), promove intercâmbio de atletas amazonenses da modalidade com campeões internacionais da Venezuela, durante 25 dias. Ao todo, nove atletas venezuelanos, mais o técnico da seleção venezuelana, David Ochoa, estão em Manaus participando do intercâmbio promovido pelo Governo do Amazonas, que custeou passagem, alojamento e refeições.
A Venezuela se destaca na luta olímpica desde 2002, quando passou a apostar no intercâmbio em diferentes países, como Cuba, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Rússia, Japão, Bulgária, Romênia, Polônia e China. Apesar da proximidade com o país vizinho, esta é a primeira vez que atletas venezuelanos vêm ao Brasil para a troca de conhecimentos. Hoje ela é atual campeã do Pan-Americano. De acordo com o técnico da seleção venezuelana, David Ochoa, os investimentos em intercâmbios colocaram o país entre as nações de destaque da luta olímpica.
No Amazonas, o técnico Waldeci Silva explica que cinco atletas do estado estão classificados para defender o Brasil no Pan-Americano Sênior, que será realizado na primeira quinzena de maio em Santa Catarina. Os atletas classificados são Brenda Palheta, Matheus Frota, David Moreira, Andria Pimentel e Kened Pedrosa.
Para a lutadora Brenda Palheta, seis vezes campeã brasileira e prata no Sul-Americano e Pan-Americano, os treinos podem resultar em conquistas de medalha de ouro nas próximas competições internacionais. Os treinos intensos e a dedicação dos atletas amazonenses têm como foco o Pan-Americano Sênior e o Campeonato Brasileiro das categorias Cadete e Júnior, no Rio de Janeiro, que também acontece no mês de maio.
ASSUNTOS: amazonenses, luta olímpica, venezuelanos, Esportes