Compartilhe este texto

Com Amazonino, UEA terá autonomia financeira

Por Portal Do Holanda

14/07/2017 18h13 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

O candidato a governo Amazonino Mendes (PDT) garantiu, nesta sexta-feira(14), que vai assegurar recurso e autonomia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a partir de setembro deste ano.

Amazonino relembrou que quando fundou a universidade, em 2001, deixou uma lei para impedir que o recurso da instituição, oriundo de um fundo do Polo Industrial de Manaus (PIM), fosse empregado em outros setores do executivo estadual. “Criamos uma vacina para proteger a nossa universidade e garantir recursos para o seu funcionamento. O orçamento da UEA era sagrado. Isso foi alterado, em 2005, quando acabaram com a autonomia da instituição e o recebimento integral dos recursos.  O resultado foi o enfraquecimento da UEA”, disse.

O ex-governador ressaltou que a lei (artigo 6º da lei 3022/2005) dá permissão atualmente ao governo do Estado para aplicar parte do recurso do fundo da instituição nas áreas de saúde, educação, segurança, entre outras. “Além disso, foi praticada a política de não repasse da totalidade dos recursos que eram arrecadados, prejudicando, assim, a UEA, em quase R$ 1 bilhão de reais”, comentou Amazonino, agradecendo aos deputados pela aprovação das emendas por unanimidade.“Foi uma demonstração de bom senso. Como governador vou garantir de vez os recursos e devolver a sua autonomia. Vamos investir na instituição, no ensino público de qualidade e de graça. É um gesto de amor aos jovens e ao futuro do Amazonas”, finalizou.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonino Mendes, Eleições 2017, Amazonas

+ Amazonas