Mais de 400 casais participam de estudo que testa gel anticoncepcional para homens
Um estudo em andamento desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos reuniu 420 casais americanos que devem testar nas próximas semana, um gel anticoncepcional voltado exclusivamente para homens.
O produto experimental tem o objetivo de interromper a produção de espermatozoides através de uma pequena porção que deve ser aplicada diariamente nas costas e ombros.
Segundo os cientistas, a substância absorvida rapidamente pela pele atua como um método contraceptivo sem comprometer a libido e o funcionamento sexual do homem.
O gel é composto basicamente por dois hormônios, a progestina e a testosterona que atuam inibindo a fertilidade, sem grandes efeitos colaterais. Os especialistas afirmam que produção volta ao normal assim que o uso é suspenso. Para eles, essa é uma forma segura de realizar o planejamento familiar sem fique a cargo apenas da mulher ou do uso do preservativo tal função.
Se aprovado, outros testes mais detalhados devem ser realizados antes da tentativa de aprovação para fabricação em escala. A equipe que realiza e acompanha os testes trabalha juntamente com a organização Population Council, um grupo sem fins lucrativos que ajudou a desenvolver uma pílula bastante usada para interromper uma gravidez ainda no início.
ASSUNTOS: anticoncepcional, gel, homens, Saúde e Bem-estar