Anticorpos encontrados em cavalos são 50 vezes mais potentes contra coronavírus
Pesquisadores brasileiros descobriram que anticorpos desenvolvidos no organismo de cavalos pode ter até 50 vezes mais potência para combater o coronavírus. A novidade foi anunciada nessa quinta-feira (13), durante uma sessão da Academia Nacional de Medicina.
Jerson Lima Silva, um dos pesquisadores que coordena o estudo explica que equinos receberam uma proteína do coronavírus e suas células conseguiram desenvolver uma espécie de anticorpo neutralizante do vírus:
"Encontramos nos experimentos anticorpos até 100 vezes mais potentes. Nós fomos acompanhando cinco cavalos semanalmente e quatro deles tiveram uma resposta até mais alta do que 50”.
Ao perceberem a boa reposta imunológica, eles separaram sangue do animal, o purificaram e produziram um soro que pretendem testar em humanos. O grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro está em contato com a Anvisa e entrou com o pedido de patente da tecnologia. Eles acreditam que vão conseguir a aprovação para realizar estudos clínicos e que podem desenvolver uma vacina a partir daí.
ASSUNTOS: anticorpos cavalos, cavalos vacina, COVID-19, vacina coronavírus, Brasil