Orquestra de Câmara do Amazonas celebra 15 anos de atividades nesta terça-feira em Manaus
Manaus/AM- Em 2002, 18 músicos realizavam a estreia de um novo grupo musical no Amazonas. Sob a regência do jovem maestro Marcelo de Jesus, recém-chegado de São Paulo para atuar como regente adjunto da Amazonas Filarmônica, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) abria uma nova página na história musical amazonense, executando a célebre peça As Quatro Estações, do italiano Antonio Vivaldi.
Exatamente 15 anos depois de sua estreia, a OCA sobe ao palco do Teatro Amazonas nesta terça-feira (17), a partir das 20h, para o concerto As Estações, que trará a famosa suíte de Vivaldi (1678-1741), além da estreia brasileira de Quatro Estações: Recompostas, de Max Richter (1966). O espetáculo, que integra a Série Guaraná XIV, já está com ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas, e é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
O concerto tem como convidados músicos já conhecidos da casa, como o jovem violinista Bogdan Hudzelaits, da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica; a harpista Diana Todorova, da Amazonas Filarmônica; e o cravista amazonense Átila de Paula. Os solos ficam a cargo dos integrantes da orquestra: Irina Glibka, Alexandra Tcherkezova, Nikolay Mutafchiev e Fernando Lima fazem os solos da suíte de Vivaldi, e Elena Koynova é a solista da obra de Richter.
Átila de Paula, que também atua como assessor dos Corpos Artísticos, ressalta que quando o concerto de aniversário foi planejado, a tônica foi explorar todas as características da OCA num concerto só.
ASSUNTOS: apresentação, Manaus, orquestra, Agenda Cultural