Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio
Com virada histórica na apuração, a Unidos do Viradouro conquistou o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, em 2020. A escola apresentou o enredo “Viradouro de alma lavada”, os carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira contaram a história, cultura e tradição do grupo musical Ganhadeiras de Itapuã, que surgiu dos cantos, danças e crenças das lavadeiras do litoral baiano. Este é o segundo título da escola que só foi campeã em 1997.
A Grande Rio esteve na frente desde o início da apuração. A Beija-Flor chegou a dividir a liderança com ela até as notas do quarto quesito, Enredo. A escola de Nilopólis acabou perdendo 0,1 décimo neste quesito. Beija-Flor, Mocidade e Viradouro se mantiveram lutando pela segunda posição.
No penúltimo quesito, nas notas de Evolução, a Viradouro e Beija-Flor conseguiram virar na apuração e ficaram empatadas com a Grande Rio com 239,6 pontos para ambas. A Viradouro acabou na liderança pelo critério de desempate e no último quesito confirmou a conquista de seu segundo título.
Resultado final
Foto: Reprodução/TV Globo
Descontos
Por problemas em um quesito a Unidos da Tijuca perdeu 0,1 décimo. A escola informou que o item foi considerado tripés que não estaria na programação do desfile, mas na realidade eram cenográficos e por isso informou que vai recorrer da punição. A União da Ilha do Governador também perdeu 0,1 décimo.
Em caso de empate, o item harmonia seria o primeiro quesito de desempate.
Ordem apuração da leitura das notas:
Fantasia
Samba-Enredo
Comissão de Frente
Enredo
Alegorias e Adereços
Bateria
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Evolução
Harmonia
ASSUNTOS: Apuração RJ, Beija-Flor, carnaval Rio de Janeiro, Grande Rio, Mangueira, Portela, Salgueiro, Viradouro, Famosos & TV