Arena da Amazônia é marcada por recordes e fatos históricos em 2016
O ano de 2016 foi de recordes e muitos fatos históricos para a Arena da Amazônia. Maior público registrado, número expressivo de eventos realizados no Podium, estreias de técnicos, despedida de atleta e, claro, nunca se abriu tanto os portões do estádio para que o principal atrativo do local, o campo, fosse utilizado. As competições que agitaram a Arena foram: o Brasileirão Feminino e Masculino, o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, o Campeonato Amazonense, Olimpíadas, Eliminatórias do Mundial da Rússia, e o Torneio Internacional Feminino de Seleções.
Os mais de 4,410 minutos de bola rolando reuniram 371 mil pessoas durante o ano na apoteótica praça esportiva.
Eventos marcantes
Manaus nas Olimpíadas
Em agosto, o majestoso estádio voltou a ser atração mundial. Com show em campo e também na arquibancada, Manaus recebeu seis jogos, sendo quatro das seleções masculinas e dois dos times femininos, pela Rio 2016. As Seleções da Suécia, Japão, Nigéria, Colômbia, Estados Unidos, Japão e Brasil passaram pelo ‘tapete’ da Arena.
Tão esperado pelo torcedor, a partida da Seleção Brasileira contra a África do Sul, no dia 09 de agosto, acabou em 0 x 0. Já classificada para a fase seguinte, o técnico Vadão decidiu poupar algumas jogadoras. Com uma primeira etapa sem gols, a craque Marta só entrou no segundo tempo, depois de ter o nome bastante pedido pelo torcedor amazonense.
Público recorde
A tarde do dia 24 de abril ficou eternizada na história do esporte amazonense. Com recorde de público de 44.419 mil pessoas, a Arena da Amazônia foi tomada por uma multidão de apaixonados por Vasco e Flamengo pela disputa da semifinal do Campeonato Carioca. A quebra deixou para trás a marca de 40.322 pessoas, conquistada no dia 25 de junho, quando Honduras e Suíça se enfrentaram pela Copa do Mundo de 2014.
Zico, José Aldo e Pizzonia na Arena
Das pistas da Fórmula 1, dos octógonos do UFC e dos gramados do mundo eternizados pelo Galinho de Quintino. Antonio Pizzonia, José Aldo e Zico “arrendaram” a Arena da Amazônia em prol da solidariedade no dia 27 fevereiro. Em jogo beneficente entre Amigos do José Aldo x Amigos do Pizzonia, o trio brilhou dentro de campo e arregimentou 32,122 torcedores diante de um placar de 4 x 1, que beneficiou a equipe do lutador. O evento arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos doados para os municípios do interior atingidos pela seca, além de instituições da capital.
ASSUNTOS: Arena da Amazônia, eventos, público, Esportes