Argentina entra em alerta com surgimento de gafanhoto três vezes maior
A Argentina entrou em alerta fitossanitário na última quarta-feira (19) por conta do surgimento de uma nova espécie de gafanhoto três vezes maior do que o normal. O alerta foi decretado pelo Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) que vai durar até o dia 31 de março de 2021.
A medida busca adotar medidas para diminuir a quantidade desses insetos e o impacto que podem causar na agricultura do país. A espécie desse gafanhoto ‘gigante’ é conhecida popularmente como tucura quebrachera, sendo o nome científico da praga Tropidacris collaris.
Esses insetos são conhecidos por comerem muito e qualquer tipo de plantas, plantações, pastagens e flora nativa. Apesar de serem uma ameaça, a praga não é comum e os insetos não voam tanto como os que estão assustando a Argentina com grandes nuvens. As tucuras formam nuvens menores e temporárias em busca de florestas.
Esses gafanhotos não voam mais do que 200 metros. A outra espécie mais comum chega a voar em alturas de 1.000 a 2.000 metros.
ASSUNTOS: argentina, argentina ganhafoto tres vezes maior, gafanhoto tres vezes maior, gafanhotos argentina, gafanhotos gigantes argentina, senasa, Mundo