Compartilhe este texto

Com ajuda de brasileiros, Islândia terá a sua maior torcida da história contra hermanos

Por Portal Do Holanda

16/06/2018 8h52 — em
Esportes


Foto: Reprodução/TwitterIslandia

À primeira vista, é fácil afirmar que a torcida da debutante Islândia na Copa do Mundo não será tão grande. Afinal, o país possui apenas 330 mil habitantes, sendo inclusive a menor população a ser representada na história do torneio. Entretanto, os islandeses contam com a contribuição dos brasileiros, principalmente para o jogo desse sábado (16). O motivo é que, além do carisma do time nórdico, que vem conquistando fãs pelo mundo, a estreia da equipe será contra a Argentina.

— Tenho certeza que os brasileiros vão se juntar aos 330 mil islandeses. Contra a Argentina, por causa da rivalidade de vocês, teremos a maior torcida da história, com mais de 200 milhões de vozes — afirma, em tom de bom-humor, o cônsul geral da Islândia no Rio, Tom Ringseth.

De fato, a rivalidade com os hermanos vai fazer com que muitos brasileiros torçam por uma vitória da Islândia. Mas, além desse contexto, o pequeno país deve receber a simpatia de vários torcedores durante a Copa, num movimento similar ao que ocorreu na Eurocopa, há dois anos. Naquela ocasião, a surpreendente campanha da equipe liderada por Sigurdsson, eliminada nas quartas-de-final, após eliminar a Inglaterra nas oitavas, ganhou a torcida de muita gente, e a tradicional comemoração que o time fazia com os torcedores islandeses na arquibancada ao final das partidas, em que todos batem palmas sincronizado com os braços estendidos, virou uma febre.

A Islândia fará sua estreia na história das Copas, o que ajuda a ser eleito um time xodó pelos torcedores, que costumam simpatizar com seleções de menor expressão. Nas últimas semanas, Ringseth diz que está sendo bastante requisitado, seja pela imprensa, ou por curiosos sobre o país. Para ele, que torce para a repetição de uma bela campanha, como foi a da Euro, a principal qualidade da seleção é a sua força coletiva.

— O time não tem estrelas; o coletivo que é o forte — explica o cônsul, que aproveita para contar peculiaridades sobre o time. - O técnico da seleção (Heimir Hallgrímsson) tem um canal de comunicação direto com a torcida. Quando tem um jogo no país, ele se encontra com os torcedores num bar, para um papo sincero, inclusive sobre tática. Existe um respeito mútuo entre a torcida e o time, isso é uma característica do nosso povo.

Se a trajetória recente da Islândia vem surpreendendo muita gente, ela não é um choque para Ringseth. O cônsul explica que o resultado colhido é fruto de um trabalho de décadas, o que incluiu primeiro o investimento na construção de campos climatizados e cobertos, amenizando o frio do país, e que passou depois pela exigência da qualificação dos técnicos islandeses, que precisam obter o certificado UEFA para trabalhar.

— Não existe uma fórmula perfeita. Para nós isso funcionou bem, até porque não temos tantos ex-jogadores, então só usamos técnicos qualificados pela UEFA — diz Tom Ringseth.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: argentina, Copa da Rússia, Copa do Mundo, Esportes

+ Esportes