Deputado argentino é baleado perto do Congresso Nacional
BUENOS AIRES - O deputado federal argentino Héctor Olivares, de 61 anos, do partido governante Cambiemos, foi baleado nesta quinta-feira, 9, perto do Congresso Nacional, em Buenos Aires, e está internado em estado grave, segundo meios de comunicação locais. O tiro foi disparado de um carro em movimento.
O deputado Marcelo Yadón, de 58 anos, coordenador do Fundo Fiduciário do Transporte Elétrico da Província de La Rioja, no noroeste do país, também foi baleado e morreu no hospital.
"Eles os atingiram em um ato premeditado", afirmou o deputado José Cano à emissora TN. "A informação que temos é que o automóvel estacionou meia hora antes e ficaram esperando. Ele (Olivares) tem uma rotina de sair para caminhar por esse lugar todos os dias junto a Yadón", explicou.
O ataque aconteceu por volta das 7h, quando de dentro de um carro abriram fogo contra Olivares e Yadón enquanto caminhavam pela praça localizada em frente ao Congresso.
Olivares faz parte da comissão de Legislação Penal da Câmara Baixa e trabalhava, entre outro projetos, em um relacionado à violência no futebol. "Quero acreditar que se trata de um erro. Olivares é um produtor agropecuário, homem de bem, de família. Estamos muito mal", afirmou o senador por La Rioja, Julio Martínez, ao canal TN.
Nesta quinta, ele aguardava a chegada de Olivares a Chilecito, em La Rioja, onde iria dar uma palestra, conforme estava programado em sua agenda. "Claramente foi um atentado. Não se trata de roubo", disse Martínez.
ASSUNTOS: argentina, Buenos Aires, Congresso Nacional, Héctor Olivares, Mundo