Arqueólogas ministram palestras sobre o Centro Histórico de Manaus
Manaus/AM- Os materiais arqueológicos encontrados durante as obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro e na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus, serão temas das palestras ministradas pelas arqueólogas Vanessa Benedito e Margaret Cerqueira, durante a programação da 15ª Semana dos Museus, no Les Artistes Café Teatro, no Centro.
As palestras “Quando os Artefatos Falam: A cultura material do Centro Histórico de Manaus”, ministrada por Vanessa Benedito, e “O Dizível e o Indizível na Praça Dom Pedro II: Uma Abordagem a Partir da Arqueologia Histórica e Pré-Colonial”, apresentada por Margaret Cerqueira, ocorrerão, respectivamente, nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, às 15h, com entrada gratuita.
Segundo Vanessa “Quando os Artefatos Falam: A Cultura Material do Centro Histórico de Manaus” trata da cultura material identificada durante o monitoramento arqueológico nas obras da Avenida Eduardo Ribeiro.
Na sexta-feira, a programação continua com a palestra “O Dizível e o Indizível na Praça Dom Pedro II: Uma Abordagem a Partir da Arqueologia Histórica e Pré-Colonial”.
A Semana dos Museus é o período em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, promovem atividades especiais. Este ano, o tema escolhido foi: “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Em sua 15ª edição mais de mil instituições culturais, em todo o país, realizarão aproximadamente três mil atividades, como exposições, oficinas, palestras entre outras.
A Semana de Museus é uma temporada cultural que acontece, anualmente, em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio, sendo a época em que os museus recebem o maior número de visitantes.
ASSUNTOS: Arqueólogas, Centro Histórico de Manaus, palestras, Amazonas