Compartilhe este texto

Atriz trans de 'Elas por Elas' anuncia fim da carreira

Por Folha de São Paulo

29/01/2025 22h30 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em pleno dia da visibilidade trans, a atriz Maria Clara Spinelli, 49, anunciou sua aposentadoria do teatro e da televisão. Ela ficou conhecida pelos papéis de Renée em "Elas por Elas" (2023) e Mira em "A Força do Querer" (2017).

Em um desabafo publicado nas redes sociais, Maria Clara disse que vem sofrendo com o desprezo e que se sente violentada.

"Há coisas que precisamos fazer e que são maiores do que nós mesmas. É uma fúria. Uma fúria santa. E é essa fúria que me sustenta. Ser desprezada é pior do que ser odiada. Terapia também é um processo de luto. Da pessoa que você acha que é para a pessoa que você pode se tornar, talvez. Com sorte. Em um processo de muita dedicação e esforço", escreveu a atriz.

"Estou sempre agradando aos outros. E, para agradar aos outros, eu preciso ser violentada. E eu não quero. Eu não quero mais. Hoje, aposenta-se uma atriz-trans. Hoje, morre uma mulher-trans. Aquelas, das quais eu nunca fui. Fiquei pensando: 'Por que me chamariam para interpretar outro personagem, que não viesse com a experiência transgênero?'", continuou.

"Enfim, há muitas outras atrizes 'de verdade'. Há muitas outras mulheres 'de verdade'. Que podem desempenhar esses papéis. Eu, não. Então, a carreira de Maria Clara Spinelli encerra-se aqui", concluiu.

Nos comentários da publicação, fãs, amigos e colegas lamentaram a decisão de Maria Clara e alguns tentaram removê-la da ideia. "Você é uma grande atriz e vejo seu retorno triunfal", escreveu um amigo. "É lamentável que o mundo não veja o talento que você tem", falou outra.

Maria Clara Spinelli nasceu em Assis, no interior paulista, e ganhou quatro prêmios internacionais de melhor atriz pelo filme "Quando Dura o Amor?", incluindo os festivais de Paulínia e Palm Springs. Ela também fez mais de dez espetáculos de teatro e atuou em outras produções na TV.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura