Barack Obama revela filmes e livros favoritos de 2024, com Navalni e Rasolouf
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos, divulgou em suas redes sociais nesta sexta-feira (20) a sua lista de filmes e livros favoritos de 2024. A publicação faz parte de sua tradição de, a cada fim de ano, compartilhar ao público as obras culturais que mais chamaram a sua atenção nos últimos meses.
Além do cinema e da literatura, o empresário também costuma publicar uma lista de músicas favoritas em dezembro.
Na publicação de filmes, Obama incluiu na lista três produções não americanas, incluindo o indiano "Tudo que Imaginamos Como Luz", de Payal Kapadia; o dinamarquês "O Bastardo", de Nikolaj Arcel; e o iraniano "A Semente da Figueira Sagrada", de Mohammad Rasolouf. O diretor do último filme fugiu de seu país no lançamento da produção, no último Festival de Cannes, denunciando a perseguição do governo.
O ex-presidente ainda cita como favoritos os longas "Conclave", de Edward Berger; "Piano de Família", de Malcolm Washington; "Duna: Parte Dois", de Denis Villeneuve; "Anora", de Sean Baker; "Didi", de Sean Wang; "Sugarcane", de Emily Kassie e Julian Brave NoiseCat; e "Um Completo Desconhecido", a cinebiografia de Bob Dylan dirigida por James Mangold.
Já a lista de livros chama a atenção pela inclusão de "Patriot", o último livro escrito por Alexei Navalni, principal opositor do presidente russo Vladimir Putin, antes de sua morte em fevereiro.
Obama ainda cita entre as leituras favoritas o "A Geração Ansiosa", de Jonathan Haidt, e "Intermezzo", de Sally Rooney.
ASSUNTOS: Arte e Cultura