Jabuti terá prêmio especial em homenagem ao Rio como Capital Mundial do Livro
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais tradicional distinção literária brasileira, o prêmio Jabuti abre nesta quinta as inscrições de livros para sua edição de 2025, que reconhecerá lançamentos publicados de janeiro a dezembro de 2024.

O assédio do PL ao vice-governador
A principal novidade anunciada este ano é um prêmio especial por ocasião da escolha do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, uma celebração que começa em 23 de abril e segue por um ano inteiro.
Nessa data, a Câmara Brasileira do Livro e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Unesco, detalharão uma nova categoria do Jabuti, cujo ganhador será selecionado por um júri conjunto entre as instituições.
Outra mudança significativa é que o vencedor do principal prêmio, de livro do ano, ganhará uma viagem à Feira de Londres para divulgar sua obra a compradores internacionais na comitiva da CBL nos dois últimos anos, o ganhador foi à Feira de Frankfurt.
Se o evento alemão é a maior vitrine do mundo, o britânico fica pouco atrás em termos de oportunidades de negócios. A viagem acontecerá no próximo mês de março.
A mudança, segundo a CBL, tem a ver com o Ano da Cultura Brasil/Reino Unido, que começa em junho de 2025, mas a ideia, segundo o curador Hubert Alquéres, é fazer um rodízio da viagem do vencedor entre as principais feiras de que a CBL participa, incluindo as de Bolonha, Bogotá e Guadalajara.
O maior troféu da noite, vencido na última edição por "Sempre Paris", de Rosa Freire d'Aguiar, ganha também um valor de R$ 70 mil. Já os vencedores de cada uma das 22 categorias que seguem as mesmas da última edição, que teve uma série de mudanças por causa do novo prêmio Jabuti Acadêmico leva R$ 5.000.
As inscrições para o prêmio estão abertas até 15 de maio. A cerimônia de premiação, que costuma ocorrer entre novembro e dezembro, ainda não foi marcada.

ASSUNTOS: Arte e Cultura