Compartilhe este texto

M. Night Shyamalan enfrenta caso milionário de plágio pela série 'Servant'

Por Folha de São Paulo

14/01/2025 21h15 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor M. Night Shyamalan compareceu a um julgamento por acusações ter plagiado uma produção independente na realização da série "Servant", que produziu ao lado da Apple TV+. A diretora italiana Francesca Gregorini processou o cineasta e a Apple em uma ação de US$ 81 milhões pelo suposto roubo de aspectos do seu seriado, "A Verdade sobre Emanuel", lançado em 2013.

Cenas de ambas as produções foram exibidas durante o julgamento. Segundo o advogado de Gregorini, ambas as séries seriam sobre mães que passam a cuidar de bonecos, convictas de serem crianças verdadeira, após a morte repentina de seus bebês e com a ajuda de babás.

De acordo com ele, "Servant" não existiria sem a série de Gregorini. Shyamalan teria permanecido atrás dos seus advogados de defesa, junto da produtora Taylor Latham, o chefe de programação do streaming da Apple, Matt Cherniss e o criador da atração, Tony Basgallop.

A defesa de Basgallop alegou que "Servant" já estaria em produção anos antes do lançamento de "A Verdade sobre Emanuel".

"A Sra. Gregorini está buscando US$ 81 milhões por um trabalho que ela não fez. A verdade é que os criadores de Servant não devem nada à Sra. Gregorini", disse a advogada de defesa Brittany Amadi.

O processo teve início em 2020, quando a série produzida por Shyamalan foi lançada. Na época, o caso foi descartado meses depois, mas foi resgatado em 2022. Um júri precissou ser reunido após a juíza Sunshine Sykes negar que a resolução acontecesse por um julgamento sumário.

O caso deve durar ao menos duas semanas e é esperado que Shyamalan testemunhe durante o processo, junto de outros idealizadores da série.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura