Compartilhe este texto

Mariah Carey vence caso de plágio em All I Want For Christmas Is You

Por Folha de São Paulo

24/03/2025 17h30 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Mariah Carey, 55, foi inocentada após ser acusada de plágio na música "All I Want for Christmas Is You".

A canção natalina, sucesso atemporal da cantora, não foi roubada de outros compositores, segundo a determinação de uma juíza federal em Los Angeles (EUA). O processo, que pedia US$ 20 milhões em indenização, baseava-se em análises de especialistas que apontavam "semelhanças isoladas" entre as canções.

A juíza Mónica Ramírez Almadani, além de rejeitar o processo por violação de direitos autorais, ordenou que os dois compositores que moveram a ação paguem, ao menos, a parte dos honorários advocatícios de Mariah Carey e Walter Afanasieff. Walter é coautor da música e co-réu no caso.

A juíza concluiu que os especialistas não conseguiram contextualizar essas semelhanças alegadas. Com isso, os autores da ação não conseguiram exibir as semelhanças substanciais entre as músicas.

Os compositores que moveram o processo, Andy Stone (também conhecido pelo nome artístico Vince Vance) e Troy Powers, escreveram sua versão de "All I Want for Christmas Is You" em 1988, conforme mostram os documentos judiciais. A canção, lançada em 1989, foi gravada por Vince Vance and the Valiants.

Em 1994, a música tornou-se um sucesso, aparecendo na parada Hot Country da Billboard. Ao longo doa anos 90, ela retornou ao ranking diversas vezes.

A versão de Mariah Carey foi lançada no final de 1994. Na época, a faixa era do álbum "Merry Christmas".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura