Compartilhe este texto

Morre Max Romeo, um dos músicos mais influentes do reggae, aos 80 anos

Por Folha de São Paulo

12/04/2025 22h00 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor Max Romeo, influente artista de reggae jamaicano conhecido por músicas como "Chase the Devil" e "War Ina Babylon", morreu aos 80 anos nesta sexta-feira, após complicações cardíacas.

Romeo, conhecido como Maxie Smith pela família e amigos, ficou famoso no final da década de 1960 com seu hit provocativo "Wet Dream", ou sonho erótico em português. Apesar de ter sido banida pela rádio BBC, a música se tornou um single no Top 10 do Reino Unido e passou 25 semanas nas paradas, consolidando o legado do artista como voz importante do reggae.

"Saber sobre seu falecimento é bastante chocante", disse o advogado de Max Romeo, Errol Michael Henry. "Ele era um cavalheiro e uma alma gentil. Tinha grande amor pela família e era uma lenda por si só. Não se poderia conhecer pessoa mais gentil --o que torna a perda ainda mais difícil."

Romeo começou sua carreira em 1965 como vocalista principal do Emotions, antes de sua música se tornar sinônimo do movimento social-democrata jamaicano da década de 1970. Sua canção "Let the Power Fall on I" se tornou uma música do Partido Nacional Popular da Jamaica durante sua bem-sucedida campanha eleitoral de 1972.

Seu álbum de 1976, "War Ina Babylon", lançado pela Island Records com a banda jamaicana Upsetters, é amplamente considerado um clássico do gênero. O disco incluía "Chase the Devil", que tem sido sampleada por artistas de vários gêneros, incluindo Prodigy, de eletrônica, e Kanye West, de rap.

Mais tarde, em 1978, Romeo se mudou para Nova York, onde estrelou o musical "Reggae", além de fazer backing vocals na faixa "Dance", dos Rolling Stones.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura