Morre Niels Arestrup, ator francês conhecido por 'O Profeta', aos 75 anos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator francês Niels Arestrup, conhecido por sua atuação no filme "O Profeta" (2009), morreu aos 75 anos, na França. A informação foi confirmada pela mulher dele, Isabelle Le Nouvel, à agência AFP, neste domingo (1º).
"Tenho a extrema dor de anunciar a morte de meu marido, o imenso ator Niels Arestrup, ao final de uma luta corajosa contra uma doença. Ele morreu cercado pelo amor de sua família", ela disse.
Arestrup foi figura central nos filmes do cineasta Jacques Audiard, como "O Profeta", "De Tanto Bater Meu Coração Parou", e venceu dois prêmios César -um dos principais do cinema francês- de melhor ator coadjuvante.
A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, lamentou a morte do ator no X. "Ficamos deslumbrados pela força de sua atuação e sua presença magnética diante das câmeras de Jacques Audiard, Bertrand Tavernier, Julian Schnabel ou Albert Dupontel. Ele permanecerá um de nossos maiores atores", ela escreveu.
Filho de um pai dinamarquês que tentou emigrar para os Estados Unidos e de uma mãe francesa, Arestrup cresceu nos subúrbios de Paris e se apaixonou pelo teatro. Ele chegou a ter aulas com a atriz francesa Tania Balachova e dirigiu o próprio teatro, o Théâtre de la Renaissance.
Sua carreira também foi marcada por acusações de violência durante filmagens e ensaios feitas por atrizes como Isabelle Adjani e Myriam Boyer.
Arestrup também atuou nos palcos e seu papel mais recente no cinema foi como um maestro em "Divertimento", lançado no ano passado.
ASSUNTOS: Arte e Cultura