Compartilhe este texto

Músicas de Sergio Mendes marcaram a televisão em novelas brasileiras

Por Folha de São Paulo

06/09/2024 16h45 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Importante nome da bossa nova e do samba jazz, Sergio Mendes também fez história na televisão brasileira através de suas músicas. Algumas de suas canções se tornaram temas de abertura de novelas que se destacaram na teledramaturgia nacional.

É o caso da primeira versão de "Lua Soberana", que se tornou tema da novela "Renascer", de 1993. A composição de Ivan Lins e Vitor Martins foi lançada por Mendes no CD Brasileiro, de 1992, e venceu o Grammy na categoria "Melhor Álbum de World Music, em 1993.

A música também foi adotada como tema do remake exibido pela Globo, e que tem o seu último capítulo exibido hoje (6). A nova versão da música é interpretada por Luedji Luna e Xênia França.

Outra música marcante na história da televisão brasileira foi "Maracatudo", que se tornou o tema de abertura da novela "A Indomada", de 1996. A faixa integrou o álbum Oceano, de 1996, e conta com vocais de Gracinha Leporace, viúva de Mendes, e rap de Jean Kidula.

Com mais de 60 anos de carreira e 35 álbuns lançados, Sergio Mendes teve várias músicas imortalizadas como temas de abertura de novelas, a partir dos anos 1970. Confira a lista completa a seguir.

- If Ever Lose This Heaven, tema da novela Cuca Legal (1975)

- Tiro Cruzado (Crossfire), tema da novela Sinal de Alerta (1977)

- Horizonte Aberto (com Gracinha Leporace), tema da novela Os Gigantes (1979)

- Magic Lady, tema da novela Os Gigantes (1979)

- Never Gonna Let You Go, tema da novela Final Feliz (1982)

- What Do We Mean to Each Other?, tema da novela Brega & Chique (1987)

- Toucan's Dance, tema da novela Tieta (1989)

- Anjo de Mim (com Simone), tema da novela Anjo de Mim (1996)

Sergio Mendes morreu aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura