Cientistas produzem sangue infinito a partir de células imortais
Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma linhagem de células tronco imortais que lhes permitem gerar um uma quantidade ilimitada de glóbulos vermelhos artificiais, a matéria prima fundamental do sangue.
Se essas células de sangue artificial forem aprovadas nos ensaios clínicos, elas serão uma alternativa muito melhor do que a usada atualmente pela medicina, geradas a partir de doadores de sangue. Além de que seria uma solução para aquelas pessoas com tipo raros de sangue e que muitas vezes lutam para encontrar doadores.
A ideia não é que essas células tronco imortais substituam completamente a doação de sangue. Mas é uma luta constante cultivar em laboratório os glóbulos vermelhos a partir de sangue de doadores.
Conter os ânimos
Os glóbulos vermelhos artificiais ainda precisam ser submetidos a ensaios clínicos em humanos antes que possamos dizer com certeza que eles são seguros e eficazes.
Mas os testes iniciais de segurança, baseados em métodos de fabricação anteriores, começarão no final deste ano. Se isso acontecer, os pesquisadores irão iniciar os testes clínicos em pacientes em breve.
*O estudo foi publicado na Nature Communications.
Com informações de Science Alert.
Veja também
ASSUNTOS: artificial, cientistas, sangue