O Tempo Passa: Novo filme da Artrupe inicia a sua trajetória em festivais pelo Brasil
O curta-metragem O Tempo Passa, sexto filme produzido pela Artrupe Produções, está nos últimos ajustes da finalização e começará a ser inscrito em festivais de cinema pelo Brasil ainda neste mês.
Gravado em dezembro de 2015, o filme conta a história de Jhone, um garoto de 15 anos de idade que mora com a mãe em um bairro da periferia de Manaus, e que com o passar do tempo é abusado sexualmente pelo novo padrasto, o que modifica para sempre a vida do garoto. O curta foi escrito e dirigido por Diego Bauer, e tem no elenco Ítalo Rui, Leonel Worton, Danilo Reis, Israel Castro, Tiziane Virgílio e Isabela Catão. O projeto foi contemplado por um edital da Prefeitura de Manaus, através da Manauscult.
Trabalhar com esta temática, o abuso sexual na adolescência, representou um grande desafio para Bauer: “Acho que esse é um assunto que dificilmente é tratado com o peso que acredito que deveria ser colocado nos trabalhos audiovisuais brasileiros que acompanho. De vez em quando o tema é assunto em novelas, ou em filmes brasileiros populares, mas de uma maneira branda, ou pouco respeitosa com a vítima. Acho que há muita desinformação sobre o tema, muito preconceito. O meu norte foi não fazer nada disso, buscar trazer esta história com o peso necessário, de uma maneira que essa dor seja sentida pelos espectadores de uma maneira mais próxima do que de fato é para as vítimas”, explica o diretor.
Formado em jornalismo, Bauer chegou a trabalhar por mais de um ano como videorreporter, inclusive na editoria policial. Casos como o que é visto em O Tempo Passa foram presenciados por ele diversas vezes durante a sua trajetória no jornal, e o fato de casos como esses serem tratados com tanta praticidade por seus colegas jornalistas e pela audiência dos veículos serviu de motivação para o caráter naturalista da obra.
“O trabalho busca o choque, busca tirar o espectador do torpor que o tema desperta, é uma maneira que encontrei de causar desconforto em quem assiste pra que de alguma maneira ele entenda que trata-se de um assunto urgente, e que se isentar da responsabilidade de se posicionar a respeito só favorece a ação dos agressores”, conta Bauer.
Por conta da exigência de alguns festivais, o filme ainda não será disponibilizado na internet. A previsão do grupo é que O Tempo Passa estreie e seja disponibilizado na internet em outubro.
ASSUNTOS: artrupe produções, Brasil, cinema, Cinema, Festival de cinema, Cinema