Prefeitura dá início às ações de manejo fitossanitário nas árvores do Centro
Manaus/AM- A Prefeitura de Manaus deu início nesta terça-feira, 7, às ações de manejo fitossanitário nas árvores do Centro. A finalidade é impedir que elas sejam utilizadas como suporte e tenham pregos fincados nos troncos. A prática, além de danosa para as árvores, é enquadrada como crime ambiental, de acordo com o Código Ambiental do Município (Lei 605/2001).
O trabalho, desenvolvido pelas Divisões de Educação Ambiental e Corte e Poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), começou pela Avenida Eduardo Ribeiro. As ações acontecerão ao longo de todo o mês em outras vias que contam com arborização consolidada. Hoje, foram retirados 40 pregos, objetos pontiagudos e correntes com cadeado, de aproximadamente 15 árvores das mais de 40 vistoriadas.
O trabalho vem sendo realizado desde o ano passado e integra o conjunto de ações voltadas à conservação da arborização da cidade.
O trabalho terá continuidade em outras áreas do Centro, a exemplo das ruas Afonso Pena e Sete de Setembro. No ano passado, além de pregos, foram retirados também pneus, placas, correntes, cadeados e até instalações elétricas. Algumas árvores tinham mais de dez pregos fincados para serem utilizados como “cabides”. Os técnicos também entregam panfletos com informações sobre os benefícios da arborização e como fazer plantios.
Causar maus tratos às árvores é crime ambiental, previsto no Código Ambiental do Município (Lei 605/2001) e pode render multas que variam de 51 a 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 4,7 mil a R$ 23,2 mil.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: árvores, fitossanitário, Manaus, Amazonas