Compartilhe este texto

Asteroide do tamanho de um avião passa 'raspando' pela Terra, afirma Nasa

Por Portal Do Holanda

29/07/2017 22h56 — em


Foto: Reprodução

O cinema nos ensinou que, em caso de uma colisão iminente de um asteroide com a Terra, os cientistas perceberão a situação e terão tempo suficiente para reagir. A realidade, no entanto, é que estamos praticamente indefesos. Prova disso é que um asteroide do tamanho de um avião passou raspando no nosso planeta e os astrônomos só foram perceber dias depois.

O asteroide, que recebeu o nome de 2017 001, viajava a 37 mil km/h, mas acabou não causando nenhum dano, como informa o site EarthSky. Ele passou por nós a um terço da distância entre a Terra e a Lua. Esses 123 mil quilômetros, em uma escala astronômica, são uma distância ínfima.

Os cientistas chegaram à conclusão de que o asteroide tinha dimensões da casa dos 25 x 78 metros, o que seria equivalente em tamanho a um Boeing 737. Com esse tamanho, ele era três vezes maior do que o meteoro que caiu na Rússia em 2013, que gerou uma explosão, destruiu janelas e causou ferimentos a milhares de pessoas na cidade de Chelyabinsk.

Neste caso específico do asteroide do tamanho de um avião, ele foi detectado pela primeira vez por telescópios no Havaí. A justificativa para ele ter passado despercebido foi a de que sua superfície era muito escura, fazendo com que a luz não refletisse e tornando-o difícil de identificar.

Assim, fica a lembrança de que o espaço é um lugar cheio de asteroides, e que provavelmente muitos deles passam perto da Terra a todo instante sem serem detectados, catalogados ou monitorados. Não há olhos humanos ou digitais olhando para o céu o suficiente para perceber todos, o que proporciona situações como essa. Fonte: Olha Digital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: asteroide, Nasa, terra

+