Ataques com carros bomba matam ao menos 22 pessoas na Somália
MONGADÍSCIO — Dois ataques com carros bomba em áreas diferentes de Mongadíscio, capital da Somália mataram ao menos 22 pessoas neste sábado, informou a polícia local. A primeira explosão aconteceu numa região que concentra edifícios do governo, hotéis e restaurantes.
— Nós sabemos que ao menos 20 civis foram mortos e dezenas ficaram feridos — disse Abdullahi Nur, um policial que estava no local da primeira explosão. — A contagem de mortos certamente irá aumentar. No momento estamos ocupados transportando as vítimas.
Cerca de duas horas depois, uma segunda explosão aconteceu no distrito de Madina.
— Foi um carro bomba. Dois civis foram mortos — disse o major da polícia Siyad Farh, em entrevista à Reuters, acrescentando que um suspeito foi preso suspeito de plantar os explosivos.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas o grupo islâmico al-Shabaab é conhecido por recorrer a ataques desse tipo. Com ligações com a al-Qaeda, os jihadistas lutam para derrubar o governo apoiado pelas Nações Unidas e aliados da União Africana e implantar um governo islâmico.
Frequentemente eles lançam ataques armados e com carros bomba na capital Mongadíscio e em outras regiões controladas pelo governo federal, apesar de o grupo ter perdido a maior parte do território que controlava graças a ação de forças do governo e de países africanos aliados.
ASSUNTOS: atentado, Somalía, Mundo