Jovens cientistas usam atividades lúdicas para incentivar gosto pela ciência
Manaus/AM- Aliar jogos e brincadeira ao ensino da disciplina de ciências foi o desafio dos jovens cientistas da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, sob a orientação do professor Arthur Junio. O estudo “Atividades lúdicas no ensino de Ciências: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos” comprovou que as atividades lúdicas contribuíram para o aprendizado de 90% dos 130 alunos participantes da pesquisa.
Segundo o professor, o estudo – que faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) - avaliou se as atividades lúdicas, na percepção dos estudantes de ensino fundamental das escolas da rede municipal Madre Tereza de Calcutá e Rosa Sverner, melhoravam a aprendizagem na disciplina de Ciências.
De acordo com 76% dos entrevistados, os bolsistas conseguiram ajudar os alunos nas atividades lúdicas de maneira satisfatória, obtendo assim o conhecimento dos conteúdos proposto no plano de ensino.
O projeto de pesquisa foi desenvolvido por três alunos, sendo um da 9ª série do ensino regular e dois da Educação de Jovens e Adultos (EJA) segundo segmento. O professor conta que os jovens cientistas puderam conhecer de perto como funciona a dinâmica do fazer científico.
ASSUNTOS: atividades lúdicas, escola pública, Jovens cientistas, Amazonas