Seis sintomas que podem ajudar a detectar o autismo; Saiba mais
Identificar os sintomas em uma criança que apresenta o transtorno do espectro do autismo (TEA) não é uma tarefa fácil, mas, segundo o site UOL, alguns sinais são mais comuns e podem ajudar a detectar o transtorno.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo é uma doença sem cura que afeta o sistema nervoso e tem a maior incidência no sexo masculino. Cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem o transtorno do espectro e as causas ainda são desconhecidas. Porém, estudos apontam que diversos fatores tornam uma criança mais propensa a ter o TEA, dentre os quais destacam-se fatores genéticos e ambientais.
1. Problemas com a comunicação verbal
Se verificar um atraso na fala além de certas idades, é importante procurar uma avaliação médica.
2. Desafios sociais
Dificuldades em expressar sentimentos aos seis meses de idade, pode ser que seja um sinal de autismo. O contato visual também pode ser difícil, afetando a capacidade de ler e interpretar as expressões faciais de outras pessoas.
3. Comportamentos repetitivos
Bater as mãos, balançar, saltar, organizar e reorganizar objetos e repetir sons, palavras ou frases são comportamentos repetitivos comuns, característicos do autismo.
4. Fortes preocupações ou obsessões
O interesse extremo e o conhecimento profundo de um assunto também podem ser sintomas de autismo.
5. Entender as coisas literalmente
As pessoas no espectro do autismo têm, geralmente, dificuldade em inferir ou entender conceitos e expressões abstratas.
6. Condições associadas
É frequente que pessoas com o transtorno também sejam diagnosticadas com outros distúrbios, como problemas gastrointestinais, convulsões, disfunção do sono, entre outros.
ASSUNTOS: autismo, criança com autismo, TEA, Transtorno do Expectro, tratamento autismo, Saúde e Bem-estar