UEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas
Manaus/AM- A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, a primeira biblioteca com o sistema de autoatendimento e acervo livre. A nova estrutura começou a funcionar nas dependências da Escola Superior de Ciências da Saúde e em breve chegará às demais unidades da UEA em Manaus e no interior do Estado.
Durante a inauguração do espaço, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, reforçou o compromisso da gestão em expandir o projeto às demais unidades, cobrou zelo e compromisso da comunidade acadêmica com a preservação da estrutura e afirmou que o novo projeto de bibliotecas interativas apresenta o mesmo padrão de qualidade das bibliotecas existentes em instituições estrangeiras de referência para a comunidade estudantil e científica.
Vantagens - A diretora do sistema integrado de bibliotecas da UEA, bibliotecária Jeane Galves, destacou as vantagens da nova estrutura. “Um espaço retrô e, ao mesmo tempo, contemplado pela tecnologia. Aqui, o aluno faz o empréstimo, seja pelos quiosques ou celular e computador, e ainda tem a opção de andar em meio às estantes e ele próprio pega o livro. A ideia era de dinamizar, transformar o ambiente tácito, triste em um ambiente mais dinâmico e acho que conseguimos”, destacou.
Espaço dinâmico - O novo espaço é amplo, climatizado, ocupa uma área de 780 metros quadrados e foi desenvolvido a partir de uma concepção sustentável. Contempla dois salões de leitura, sala para estudo em grupo e individual, sala destinada à produção científica, 18 cabines para notebooks, 40 terminais com acesso à internet e espaço interativo que também pode ser utilizado para descanso. Com capacidade para atender até 320 pessoas, a nova biblioteca possui iluminação em LED, mobílias feitas a partir de resíduos de madeira de embarcações e resíduos de caixas fornecidos pelas empresas do Polo Industrial de Manaus como a Samsung e Jabel.
A estudante do nono período de Odontologia, Susie Evelyn Moraes Vasconcelos, 27, aprovou a nova biblioteca. “Agora temos mais acessibilidade. A gente mesmo pode pegar os livros e isso facilita a vida da gente e dos servidores. Deu mais vontade de estudar, de ficar mais tempo aqui e vir todo dia”, disse.
Para o secretário de Estado da Educação, José Augusto de Melo Neto, que esteve na inauguração e fez questão de visitar todas as dependências do espaço e conhecer o sistema de empréstimo dos livros, o projeto da UEA deverá ser levado também para as escolas da Seduc.
ASSUNTOS: autoatendimento, Biblioteca, UEA, Amazonas