Trabalhadores informais fazem filas pelo país para conseguir o auxílio de R$ 600
O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque a partir desta quinta-feira (9) causava filas em cidades pelo país no início da manhã. O auxílio é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
Segundo um site de notícias do Globo, houve registro aglomerações tanto em unidades da Receita Federal para regularização de CPF quanto em locais para o saque, contrariando recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício.
Este foi o segundo dia de filas provocadas pelo auxílio emergencial. Na quarta-feira, possíveis beneficiários se aglomeraram perto de unidades da Receita Federal de Belém e do Recife.
A Caixa Econômica Federal lançou, na terça-feira (7), um site e um aplicativo para solicitação do auxílio, mas muitas pessoas ainda enfrentam problemas, com CPF irregular. O benefício é concedido somente após a regularidade cadastral, feita pela Receita Federal.
A Receita orientou os beneficiários que precisam regularizar o CPF que fizessem o processo pelo site, por e-mail ou por aplicativo. A ida às unidades de atendimento presencial deveria ocorrer somente nos casos em que não fosse possível resolver de casa. Algumas unidades da Receita trabalham com horário e quantidade de funcionários reduzidos.
Veja também
ASSUNTOS: AUXÍLIO, COVID-19, filas, informais, pais, trabalhadores, Brasil, Coronavírus