Dinossauro com penas de animais é descoberto e surpreende a todos
Na china foi descoberta uma nova espécie de dinossauro com penas, conforme relata um artigo da Nature Communications nesta terça-feira (2).
De acordo com o site ‘UOL’, batizado de Jianianhualong tengi, trata-se do mais antigo troodonte já relatado e sua descoberta faz com que o registro de penas assimétricas, associadas ao voo, seja estendido para o ancestral comum mais próximo de aves e dinossauros emplumados. A espécie viveu no período Cretáceo Inferior, há 125 milhões de anos.
Os troodontes, juntamente com os dromeossauros, são os parentes mais próximos das aves e sua plumagem é semelhante à de outras paraves - como são chamados os dinossauros que posteriormente dariam origem às aves.
A descoberta se deu a partir de um esqueleto quase completo, com penas preservadas.
O estudo, que pode ajudar na reconstrução da evolução precoce e da função de penas assimétricas em dinossauros emplumados e pássaros pré-históricos, foi conduzido por estudo conduzido por uma equipe internacional de paleontólogos das universidades de Hong Kong (China) e Alberta (Canadá), e da Academia Chinesa de Ciências.
Veja também
ASSUNTOS: ave, china, dinossauro