Cara limpa sem mistério: como fazer a barba em casa com dicas profissionais
O hábito de se barbear parece não ter segredo para a maioria dos homens. O que muitos não sabem é que alguns detalhes podem fazer toda a diferença para a saúde e para a beleza do rosto. O barbeiro Alex Peres, do salão Retro Hair (SP), dá dicas a quem quer ficar de cara limpa sem complicação.
Máquina ou gilete na direção do fio
Essa regra de ouro cabe em qualquer que seja o estilo de barba. O contato da lâmina na direção contrária aos fios não é tão eficiente quanto parece e, pior, aumenta (e muito) as chances de alergia qualquer que seja a espessura do fio ou tipo de pele.
Esfoliante é fundamental
Antes de trabalhar com a pele, esfoliar o local garante que os poros fiquem limpos e evita alergias. Existem esfoliantes específicos para a pele masculina. O truque é passar com delicadeza sobre o rosto e sempre em movimentos circulares.
Vai de gilete?
Muito se fala sobre barbeadores com várias lâminas, mas o ideal é optar por aqueles que tenham só uma ou mesmo escolher uma navalha --no caso daqueles que já têm mais prática. Alex afirma que uma vez que o contato do corte não é contínuo na pele, as chances de sofrer irritação diminuem. Se mesmo assim a pele irritar, termine o babear com uma máquina.
Hidratante sem óleo, pós-barba sem álcool
A pele masculina é naturalmente mais oleosa se comparada à feminina. Por isso, na hora de finalizar o barbear, é bom aplicar um hidratante "oil-free", facilmente encontrado no mercado. Após esta etapa, passar o tradicional pós-barba também ajuda a deixar a pele em dia --vale destacar que este deve ser livre de álcool, que irrita e provoca ardor no local.
ASSUNTOS: barba, bumbum de bebê, dicas, homem de barba, masculinas, Saúde e Bem-estar