PF simula 20 possíveis disfarces de Battisti e pede ajuda para encontrar o ativista
BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) divulgou na tarde deste domingo uma simulação de 20 possíveis disfarces eventualmente usados pelo italiano Cesare Battisti , que está foragido da Justiça brasileira . A simulação dos disfarces foi elaborada por peritos da PF e divulgada numa tentativa de localizar Battisti. Policiais federais seguem buscando o italiano, e nenhuma hipótese é descartada, inclusive de que ele esteja fora do país.
Na última sexta-feira, o presidente Michel Temer publicou um decreto que determina a extradição do ativista . No dia anterior, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu decretar a prisão de Battisti, condenado pelo assassinato de quatro pessoas na Itália. Um avião militar italiano está no Brasil para transportar o ativista. O presidente italiano, Sergio Mattarella, agradeceu Temer pelo decreto de extradição de Battisti .
Além das 20 simulações de disfarces e de uma foto atual de Battisti, a PF divulgou um telefone (61 2024-9180) e um e-mail ([email protected]) para que informações sejam fornecidas sobre o italiano. "O anonimato é totalmente resguardado", diz a PF.
Em outubro de 2017, Battisti foi preso em Corumbá (MS) tentando viajar para a Bolívia, supostamente para evitar eventual extradição. Segundo a Justiça Federal, havia indícios “robustos” da prática dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Dois dias depois, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região determinou a libertação de Battisti. Mas impôs a ele a obrigação de comparecer mensalmente à Justiça para comprovar residência e justificar atividades.
ASSUNTOS: Battisti, Brasil