Estudo prova: álcool não altera em nada na personalidade
Culpar o excesso de bebida por possíveis vexames, erros e falhas de comportamento poderia ser viável até pouco tempo, caso um recente estudo não tivesse comprovado que o álcool, definitivamente, não altera em nada a personalidade de um indivíduo.
Um trabalho científico realizado por uma equipe de psicólogos da Universidade do Missouri, EUA, mostrou que é um mito dizer que a bebida nos transforma em “pessoas diferentes”. O álcool, de acordo com os estudiosos, apenas faz com que nos tornemos mais extrovertidos ao afrouxar nossas inibições.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores pediram para que os participantes bebessem quatro coquetéis ao longo de 15 minutos. Testes realizados antes e depois do experimento indicaram que as personalidades dos indivíduos sóbrias e inebriadas permaneceram muito parecidas. O estudo contou com 156 participantes.
Segundo Rachel Winograd, líder do estudo, pode haver um pequeno subconjunto de pessoas que realmente se transformam quando estão bêbadas, mas isso indicaria que elas sofrem com problemas relacionadas ao álcool, mas que, no geral, não é o que acontece com a maioria das pessoas.
O que ocorre, de acordo com a especialista, é que sob efeito de álcool algumas pessoas podem experimentar mudanças na percepção e no humor, mas isso não significa que elas obrigatoriamente se comportam mal quando estão muito bêbadas, ou mesmo que não possam ser responsabilizadas por seus atos.
Fonte: Site Vix.
Veja também
ASSUNTOS: bebida alcoólica, estudo, personalidade, Variedades