Quatro coisas que você pode fazer para que a câimbra pare na hora
Caracterizada como uma dor repentina e muito intensa, a câimbra nada mais é do que contrações involuntárias de um ou mais músculos, que normalmente ocorre nos membros inferiores e enrijecem a região de forma forte e até visível.
Muitas vezes, o incômodo aparece até mesmo quando estamos deitados e relaxados na cama. Se você já sofreu com o problema, precisa então conhecer o que fazer para parar na hora com as câimbras que surgem durante a noite, além de soluções para evitar que elas aconteçam com frequência:
• Na hora da dor de câimbra, o primeiro passo é massagear a região fazendo movimentos circulares. Isso fará com que os músculos relaxem, aliviando o incômodo.
• Em caso de câimbra na perna, tente ficar de pé colocando o peso do corpo sobre o membro afetado e dobrar o joelho para que ocorra o estriamento dos músculos.
• Se a dor for muito intensa e você não conseguir ficar de pé, estique a perna o máximo que conseguir, puxando os pés para trás com a ajuda das mãos.
• Quando a câimbra dura mais de alguns segundos, faça compressas com toalhas quentes ou mesmo gelo.
O que provoca a câimbra?
O incômodo provocado pela câimbra pode ser encarado como um sinal de que algo está afetando os músculos. Se você exagerou em uma atividade física, passou muito tempo de pé ou sofre de má circulação, pode experimentar as dores de tempos em tempos.
A deficiência no organismo de minerais como potássio, cálcio e magnésio também pode contribuir para a incidência de câimbras, assim como a desidratação. Além de beber bastante água durante o dia e consumir alimentos ricos nos minerais em falta no corpo, realizar alongamentos por, pelo menos 15 minutos, antes de dormir ou praticar exercícios são medidas que ajudam a evitar o problema.
ASSUNTOS: bem-estar, câimbra, dicas, dor, saúde, soluções, Saúde e Bem-estar