FCecon realiza mutirão de biópsia para diagnosticar câncer de mama
Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai realizar na próxima segunda-feira (28) um mutirão de biópsia para diagnosticar câncer de mama. O exame é essencial para que se possa iniciar o tratamento das mulheres em que for constatada a doença.
Ao todo, 25 mulheres que realizariam biópsia no mês de dezembro deste ano tiveram seus procedimentos antecipados para a segunda-feira pela manhã, em ação que faz parte da programação do Movimento Mundial Outubro Rosa.
O objetivo do mutirão é antecipar o procedimento, evitando filas e permitindo que as pacientes iniciem de maneira mais rápida seus tratamentos.
A biópsia será feita através de uma ultrassom guiada para descobrir se as 25 mulheres têm, de fato, câncer de mama e qual o tipo do tumor. Com a confirmação, os médicos especialistas da unidade hospitalar vão indicar o tratamento adequado.
“Esse material vai para o histopatológico (exame de análise microscópica dos tecidos) e aí se confirma de uma forma real o diagnóstico de câncer. Confirmando esse diagnóstico, aí sim ela dará início ao seu tratamento. Ou seja, se não for realizado esse procedimento, ela não tem o diagnóstico de certeza de câncer”, explicou Jorge Leão.
ASSUNTOS: biópsia, câncer de mama, fcecon, Amazonas