Desenho de lenda amazônica com pênis gigante 'aparece' em praça e causa polêmica
PARÁ - Moradores do município de Bragança (PA) ficaram em choque ao encontrar um desenho feito em uma praça da cidade. A imagem retrata a lenda amazônica Ataíde, mas o que chama atenção é o tamanho gigante do órgão sexual mostrado na pintura.
Segundo a história, Ataíde era uma entidade protetora do mangue, com braços longos, boca na altura do peito e um pênis enorme. Ele protegia a vegetação e os coletores de carangueijo da região.
Para muitos moradores, o desenho é uma manifestação artística. Já para outros, é ofensivo e desrespeitoso por estar em um local público, logo qualquer um pode ver, incluindo crianças.
Ao G1, o arte-educador Angelo Fonseca afirmou que a polêmica se deve ao fato do conflito entre a cultura popular e a cultura cristã. No município de Bragança, o cristianismo é muito forte e as famílias são conservadoras.
Ainda segundo Fonseca, a pintura deve ser valorizada "O Ataíde faz parte do folclore de lá. É algo da natureza. Em outras religiões, como o budismo e o hinduismo também existem personagens com uma conotação sexual. Isso é tudo da natureza", disse.
Até o momento, a prefeitura não se manifestou sobre o assunto e o autor do desenho ainda não foi identificado.
ASSUNTOS: choque, desenho, lenda, Bizarro