Boldo, gosto amargo que traz saúde
Muito usado para curar ressaca de quem exagerou na bebida alcoólica, restaurando o bom funcionamento do fígado e estimulando a secreção biliar, o chá do Boldo é muito indicado para aliviar os sintomas da gripe, diarréia, cólicas, icterícia e abrir o apetite.
Entre as propriedades destacadas para esta planta está a de ser tônica, eupéptica, hepática, colagoga, colerética, calmante, carminativa, anti-reumática, estomáquica
Originária do Chile, esta planta não é cultivada no Brasil, por isso indica-se que deve ser adquirida em casas de produtos naturais ou farmácias, pois existe no Brasil uma planta conhecida como boldo, mas que não tem os mesmos efeitos benéficos do Boldo do Chile.
Além dos citados acima, tem também bons resultados em tratamento antitumoral, antifúngico e antibacteriano (óleo essencial), anti-inflamatório, inibidor da agregação plaquetária (evita coagulação sanguínea), laxante suave, antioxidante e hepatoprotetor.
O chá das folhas alivia enjoos de estômago e ajuda em casos de crises de vesícula biliar e pode ser preparado na forma de infusões, fervendo-se água e despejando-a sobre as folhas na xícara.
Veja também
ASSUNTOS: boldo, cura pela natureza, ervas medicinais, plantas da Amazônia, Cura pela Natureza