Compartilhe este texto

Mais de 110 mil estudantes foram beneficiados com bolsas de estudo em Manaus

Por Portal Do Holanda

20/12/2016 15h10 — em
Amazonas



Manaus/AM - Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus contemplou, com bolsas de estudo, 110.148 estudantes de baixa renda da capital por meio de programas de inclusão socioeducacional. Paralelamente, capacitou, com cursos, palestras e eventos, mais de 23 mil servidores de todas as secretarias, órgãos e autarquias ligadas ao Município.

Os dados são do Relatório de Gestão da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), referente aos anos de 2013 a 2016. O documento, elaborado como forma de prestação de contas à sociedade, está disponível para consulta gratuita na Biblioteca Virtual “Coroaci”, no Portal da Espi.

Entre os programas de inclusão, o Bolsa Idiomas (PBI) foi o que mais teve estudantes beneficiados em quatro anos: no total, foram 56.033 bolsas de inglês e espanhol oferecidas à população de baixa renda. Em seguida, vem o Bolsa Universidade (PBU), que contemplou 45.847 estudantes no período de 2013 a 2016.

O Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), que surgiu na gestão do prefeito Arthur Neto como forma de “fechar o ciclo” de formação acadêmica da cidade e potencializar a geração de mão-de-obra especializada, levou 8.268 estudantes já graduados novamente às salas de aula para cursos de especialização.

Do total de estudantes que fazem parte dos programas da Prefeitura, 23.015 estiveram envolvidos em ações de contrapartida – quando o estudante, conforme prevê a legislação, cumpre horas de atuação – proporcionais ao benefício – em ações municipais. Nos últimos quatro anos, foram 67 projetos em que os bolsistas atuaram, com participação de todas as secretarias.

A maior parte das ações envolveu formação continuada para servidores (52%); ações continuadas para públicos específicos (13%), que incluem ex-camelôs, mototaxistas, entre outros; cursos de aperfeiçoamento (13%); Cursos de Ensino a Distância (9%), que foi uma das novidades da gestão para a capacitação, a partir de 2014; idiomas (8%), voltados à Copa do Mundo e Jogos Olímpicos; e workshop (1%).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bolsa de estudo, estudantes de baixa renda, Manaus, Amazonas

+ Amazonas