Cerca de 1,8 mil beneficiários do Bolsa Universidade devem participar de contrapartida em Manaus

Manaus/AM- Aproximadamente 1,8 mil universitários beneficiários do Bolsa Universidade vão dar a sua contrapartida ao programa, participando do processo de avaliação dos alunos da rede municipal de ensino, na terceira edição da Avaliação de Desempenho Estudantil (ADE), que começa no dia 5 de outubro em 356 escolas da rede. Os bolsistas foram selecionados pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (ESPI) e começaram a ser preparados com formação específica, nesta terça-feira, 26.
A formação, coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), segue até a próxima quinta-feira 28, em tempo integral no auditório da Semed, onde os estudantes receberão nos três dias de atividades, orientações dos assessores pedagógicos da DAM sobre como realizar a transcrição das provas, como vão auxiliar professores e alunos durante a avaliação, além de serem informados sobre as escolas onde vão atuar.
Aproximadamente 78 mil alunos do 3º, 5º, 7º, 9º ano do Ensino Fundamental, Projeto Itinerante (7º e 9º anos) e Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA), da 3º e 4º fase, participarão da avaliação, onde serão analisados a proficiência nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza e Humanidade, sendo esta última somente para os alunos do 9º ano.
De acordo com o assessor da DAM, Veraldison Rodrigues Pinto, os bolsistas acompanharão alunos do 3º ano por serem crianças que ainda estão no processo de alfabetização.
Os universitários terão o dia da avaliação e, se necessário, o dia seguinte para fazer a transcrição da prova. Os bolsistas selecionados devem cumprir a carga horária de acordo com a porcentagem recebida no desconto da Bolsa Universidade. Por exemplo, 50% de desconto, 90 horas; 75%, 120 horas; e 100%, 150 horas.
Para Mateus Costa, universitário do 2º período do curso de Engenharia Elétrica, as orientações recebidas servem tanto para o dia da avaliação como para a vida profissional.

ASSUNTOS: bolsa universidade, contrapartida, Manaus, Amazonas