Bolsonaro é alvo de notícia-crime após pronunciamento sobre coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma notícia-crime após ter criticado o fechamento de escolas e comércio para combater o coronavírus, durante o pronunciamento feito na última terça-feira (24). Segundo o Sistema Globo, o presidente também atacou governadores e culpou a imprensa pelo que considera clima de histeria instalado no país. O pedido foi apresentado à PGR (Procuradoria-Geral da República) pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (Cadhu) e a Coalizão Negra por Direitos.
De acordo com a publicação, a fala de Bolsonaro em rede nacional incentiva a população a descumprir medidas sanitárias de governos estaduais e prefeituras no combate à Covid-19 e pode caracterizar incitação ao crime de infração de medida sanitária preventiva. O documento relata que o discurso do presidente pode ser enquadrado no Código Penal por "incitar, publicamente, a prática de crime, infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e "desobedecer a ordem legal de funcionário público.
A notícia-crime foi assinada por oito advogados.
Veja também
ASSUNTOS: Bolsonaro, bolsonaro coronavirus, bolsonaro criticas, coronavírus amazonas, COVID-19, pronunciamento bolsonaro, Coronavírus, Política