Bolsonaro é denunciado por genocídio e crime contra a humanidade em Haia
O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado ao ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, nesse domingo (26), sob a acusação de genocídio e crimes contra a humanidade.
A denúncia foi apresentada por profissionais de saúde, que apontam que pelas as ações adotadas pelo presidente durante a pandemia teriam causado a morte e a contaminação de milhares de brasileiros.
Bolsonaro é contra o isolamento social e fez vários movimentos para tentar encerrar o período de quarentena chegando a propor apenas o isolamento vertical, que prioriza os grupos de risco, mas incentiva o resto da população a retomar as atividades cotidianas.
O documento foi apresentado por uma comissão de sindicatos da Saúde ao TPI, responsável por julgar crimes considerados chocantes pela humanidade, mas o ainda não foi aceito na corte.
Essa é a quinta denúncia desse teor levada ao tribunal, nas demais, Bolsonaro é acusado também de genocídio de comunidades indígenas tradicionais. A Advocacia-Geral da União preferiu não se manifestar sobre as acusações.
ASSUNTOS: Bolsonaro, crimes contra a humanidade, genocídio, haia, pandemia, Brasil