Marcos Caruso se indigna com Regina Duarte após morte de Moraes Moreira e Rubem Fonseca
Cadê @reginaduarte?????????????? Por que? Com a palavra o grandessíssimo Marcos Caruso. pic.twitter.com/BMPJ4Rm4kz
— Dadá Coelho (@dadacoelho) April 18, 2020
Em um vídeo com tom de crítica à Secretaria Especial de Cultura, comandada por Regina Duarte, o ator Marcos Caruso mostrou sua indignação pela omissão da pasta nas mortes de grandes artistas brasileiros na última semana: o cantor e compositor Moraes Moreira, e os escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza, mortos nos dias 13, 15 e 15 de abril, respectivamente.
"Muitas palavras poderiam traduzir o meu sentimento, mas eu prefiro dizer que, no mínimo, eu estou triste. É um mínimo sentimento diante do mínimo que eu esperaria que fosse feito pela Cultura do meu país. Há poucos dias, em quatro dias, nós perdemos três dos maiores expoentes da nossa cultura, e por conta do isolamento social, filas não se aglomeraram para se despedir de Moraes Moreira; a Academia Brasileira de Letras não fez grandes homenagens a Rubem Fonseca e Garcia-Roza foi enterrado só entre amigos e parentes. Então, eu acho que uma nota de pesar em nome do Brasil aos seus filhos eméritos poderia ter sido dada. Seria o mínimo. Cultura também é cultivar bons hábitos", lamentou o artista.
Muitos artistas brasileiros e políticos usaram as redes sociais para prestar homenagens a Moraes Moreira e Rubem Fonseca. Um outro punhado fez críticas ao Governo Federal e à Secretaria Cultura pelo silêncio sobre o assunto. Nesta semana, Regina Duarte também foi bem ativa nas redes sociais, no entanto, para postar fotos de bichinhos fofos, criticar a imprensa e desejar feliz aniversário à filha, além de jogar conversa fora com os seguidores. O perfil da secretaria de Cultura divulgou uma nota lamentando a morte de Moraes Moreira, mas Regina, como a titular da pasta, em nada lamentou.
Lucio Mauro Filho fez um texto lembrando que a morte de seu pai, Lúcio Mauro, também não teve nota de pesar: "No ano passado perdi meu pai, pioneiro do audiovisual brasileiro, amado pelo povo, e também não recebi nenhuma declaração de condolências do governo federal. Foi assim com João Gilberto, Beth Carvalho e tantas outras lendas que fizeram a cultura brasileira ser respeitada em todo mundo. Graças a Deus, o povo foi aos teatros e às ruas para demonstrar seu amor por esses ídolos. Agora que estamos todos em casa, o mínimo que podíamos esperar era uma palavra de pesar, de carinho para com as famílias desses brasileiros ilustres que acabaram de partir. Mas desse governo não dá para esperar nada de humano. Quem tem desprezo pela dor alheia não tem credibilidade para vir falar em Deus".
Bolsonaro se solidariza com Gusttavo Lima
Em contrapartida, na última semana, a mesma em que o Brasil perdeu os três artistas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para prestar "solidariedade" ao cantor sertanejo Gusttavo Lima, por ter sido "atacado" por internautas após uma live em que aparecia bebendo excessivamente e proferindo palavrões
Veja também
ASSUNTOS: Bolsonaro, Brasil, garcia-roza, marcos caruso, marcos caruso regina duarte, Moraes Moreira, regina duarte, Rubem Fonseca, Famosos & TV