Ministério da Saúde anuncia que vai recomendar uso de cloroquina para casos leves de Covid-19
O Ministério da Saúde divulgou uma nota na noite desta sexta-feira (15), anunciando que está preparando um protocolo atualizado para uso da cloroquina no tratamento de Covid-19. A medida acontece imediatamente após a saída do ministro Nelson Teich, que era contra a ampliação no uso da droga que ainda não tem eficácia comprovada. Leia a íntegra do comunicado:
"O Ministério da Saúde está finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com Covid-19. O objetivo é iniciar o tratamento antes do seu agravamento e necessidade de utilização de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Assim, o documento abrangerá o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas, e profissionais capacitados. As orientações buscam dar suporte aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúdel) e acesso aos usuários mais vulneráveis às melhores práticas que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo." - Ministério da Saúde.
Segundo o Estado de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro mandou o chefe interino do Ministério da Saúde, general Pazuello, assinar o novo protocolo liberando o uso do remédio que foi motivo de impasse entre o presidente e os ministros Mandetta e Nelson Teich.
Veja também
ASSUNTOS: Bolsonaro, cloroquina, covid brasil, COVID-19, demissão teich, ministério da saúde, teich, Brasil, Coronavírus