Compartilhe este texto

Na Lava-Jato, sai 'Japonês da Federal', entra 'Rodrigo Hilbert da PF'

Por Portal Do Holanda

10/04/2018 6h24 — em
Brasil


Foto: O Globo

CURITIBA - Conhecido como Japonês da Federal e famoso por cumprir os mandados de prisão da Operação Lava-Jato, Newton Ishii se aposentou no mês passado e passou o bastão para Jorge Chastalo Filho, que está sendo chamado nas redes sociais de "Rodrigo Hilbert da PF", pela semelhança com o ator. Loiro, alto e de olhos claros, Chastalo chamou atenção ao escoltar o ex-presidente Lula, em maio do ano passado, quando o petista prestou depoimento ao juiz Sergio Moro, no caso do tríplex do Guarujá. Onze meses depois, Lula voltou a Curitiba já como condenado no sábado, quando os destinos do policial e do líder petista se cruzaram de novo.

Desta vez, porém, o encontro foi no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a 25 quilômetros de Curitiba. De lá, os dois embarcaram num helicóptero que trouxe o ex-presidente a sede da superintendência da Polícia Federal (PF) para dar início ao cumprimento de sua pena a 12 anos e um mês de prisão.

Ao escoltar Lula pela primeira vez Chastalo era do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI). Agora. porém, foi promovido a chefe de escolta e da carceragem dos presos. Com isso, se tornou o responsável pela custódia do ex-presidente. Cabe a ele saber se Lula está bem, ou se tem alguma necessidade. O agente se reveza com outros dois nos cuidados e na segurança da sala reservada, com banheiro, que foi adaptada para receber o petista, isoladamente.

Descrito por colegas da PF como um "cara tranquilo, gente finíssima e bem operacional", o agente é discreto e avesso a redes sociais - não tem conta pessoal no Facebook, tampouco no Instagram. Não gosta de aparecer, também segundo os colegas. E, quando procurado pelo GLOBO, preferiu não dar declarações.

Formado em direito, Chastalo, que tem 45 anos, ingressou no concurso da PF de 2002. Os colegas contam que seu maior orgulho na corporação é sua formação em curso de atirador de elite. Atualmente, faz pós-graduação em Filosofia e diz que está lendo "Assim Falou Zaratrusta", do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Casado, Chastalo tem duas filhas — de 6 e 8 anos.

Natural de Cascavel, no interior do Paraná, Chastalo, tem um jeito tímido, de poucas palavras. Embora não goste de entrevistas, lhe sobra simpatia. Ele não é capaz de recusar o carinho daqueles que o reconhecem enquanto circula com desenvoltura no pátio da PF. Na manhã de sexta-feira, um dia antes de Lula se entregar à polícia, o agente atendeu diversos pedidos de selfies de pessoas que iam à superintendência retirar passaporte.

Depois de 50 fases da Lava-Jato, esse já é o terceiro personagem curioso entre os policiais que atuaram em alguma etapa da operação. Newton Ishii, conhecido como "japonês da Federal", já foi tema até de marchinha de Carnaval do Rio. Ishii, no entanto, ganhou mais repercussão ao ser condenado por envolvimento em crimes de contrabando, o que o levou a ter de usar tornozeleira eletrônica. Mesmo com o aparelho, porém, ele continuou atuam na operação.

Formado em direito, o "Rodrigo Hilbert da PF" que tem 45 anos, ingressou no concurso da PF de 2002 - Agência O Globo

Outro policial que ficou famoso e foi a programas de TV foi Lucas Valença - o chamado lenhador - que tem feito sucesso em suas redes sociais desde que escoltou o ex-deputado Eduardo Cunha. Muitas vezes, aparece sem camisa, o que provoca centenas de comentários sobre seu preparo físico.

POLICIAL HIPSTER QUE ESCOLTOU CUNHA TAMBÉM É MUSO NO INSTAGRAM

Lucas Valença, o policial hipster que escoltou Eduardo Cunha até o avião da Polícia Federal, nesta quarta-feira, em Brasília, também é muso no Instagram. Na rede social, Lucas posta foto sem camisa, mostrando tatuagens, com as praias do Rio como cenário.

 

Foto: Reprodução/ instagram


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bonito, lava-jato, policial, Brasil

+ Brasil