"Foi declarada inocência e a vida seguiu, estou aqui inteiro!"
Libriano, botafoguense, filho do morro, fundador da Reino Unido, devoto de São Jorge, um índio da cara branca que me ensinou o que é “dirijo” – expressão dada para a maconha. O meu entrevistado saiu do PMDB para ser presidente do PSL e agora ao longo de 30 anos de trajetória política pretende contribuir muito mais no PSDB, partido este que lhe acolheu desde a época de Arthur Virgílio. Conversamos sobre sua simpatia pelos homoafetivos, sobre perdas, ganhos, drogas, casamento, mulheres, Albatroz e o coleguismo com Ari Moutinho, Chico Preto e Eduardo Braga. Presidente da Câmara dos Vereadores de Manaus, pela terceira vez, vamos bater um papo com um sambista que não coloca uma gota de álcool na boca, eu hein, nunca vi isso. Com vocês: Bosco Saraiva.
“FOI DECLARADO INOCÊNCIA E A VIDA SEGUIU, ESTOU AQUI INTEIRO!”.
Fotos Taiane Sales
Tudo bem?
Graças a Deus, rs.
Percebi que você não usa aliança, mas é casado, que palhaçada é essa?
Sou bem casado, muito bem casado. Minha esposa também não usa, algumas regras da sociedade foram abolidas em defesa da felicidade. rs
Peraíhhh pra ser feliz não pode usar aliança?
Sou casado uma única vez, desde 82, mas nunca usei. Aliança é uma mera bijouteria, não interfere em nada.
Quando você começou na política?
Desde novinho, sou nascido e criado no Morro da Liberdade, sou de uma geração muito carente de serviços públicos e a realidade, na verdade, me empurrou para a vida pública. Passei primeiro por uma formação administrativa no Distrito Industrial e a partir de 1990 comecei minha busca pela atividade parlamentar. Em 1978 eu já estava fazendo campanha para o Arthur Virgílio, você não era nem nascida e eu já estava na Política.
Você tem mais de 03 décadas nesse meio, por que você se engajou nessa área?
Eu faço política por ideal, não vim atrás de emprego. E muito menos para passear. Comecei com o intuito de ajudar minha comunidade, segui adiante perdendo, ganhando e com uma bandeira da transparência sempre erguida.
Você faz parte do ABC (Ari Moutinho, Bosco Saraiva e Chico Preto) que dá a vida por ele, como começou isso?
Não é bem assim, rs. Nós éramos vereadores, muito meninos ainda, sempre fui o mais velho deles (tem 54 anos), fazíamos a trinca da oposição junto com outros. Apelidaram a gente de ABC, e pegou.
Só falta eu entrevistar o A, agora.
Bata lá no Tribunal de Contas, ele tem muito o que comentar a respeito da política.
E você o que tem a falar sobre o teu papel na Política?
Estou pela terceira vez presidindo a câmara, é uma honra, já perdi eleição como chapa pra vice, já fiquei suplente, trabalhei com Arthur...(comenta as vezes em que já ganhou as eleições, falou os períodos em que esteve afastado, comentou das derrotas e hoje se sente privilegiado sendo presidente da casa escolhido pelos colegas).
Será que te escolheram por que você não tem nenhum tipo de preconceito? Soube inclusive que você adora os gays.
Quem tem algum tipo de conceito pré- estabelecido é uma pessoa totalmente por fora, não tá com nada, eu adoro gays e inclusive trabalho rodeado deles.
Você já teve alguma experiência?
Srsrssrrs, os gays são phodas. Eu sou uma pessoa bastante prática. Os gestos, Vivi, é o que detona ou deforma as pessoas, sou isento disso. Não tenho preconceito. Sou formado em Administração, em Marketing e em Filosofia. Matei muita formiga com as palmas dos pés.
Kkkkkkk
Eu só andava descalço. Vivi, eu sou fundador da Reino Unido da Liberdade, no meu sangue corre samba.
É tudo um grande carnaval na tua vida?
O Samba me ajudou em muita coisa. A escola de samba aconteceu de forma necessária, foi através desse movimento que mostrei junto com meus amigos o nosso bairro para o restante da cidade. Axé Mãe Preta, em 89, foi um grande desfile que encantou todo mundo passando a receber um olhar diferente para o Morro. Nos apelidaram de Meninos do Morro.
PMDB, presidente do PSL, agora no PSDB. Pretende mudar de partido?
Me aquietei no PSDB com Arthur Virgilio, espero contribuir com a presidência do presidente Aécio. Sou um cara esforçado, comi muito caroço de tucumã quando era criança, sabia que aquele coquinho de dentro do caroço atrasa o raciocínio? Por isso que sou meio rude, mamãe dizia que deixava a gente burro. Por isso que sou esforçado, não tive muito como desenvolver meu raciocínio por conta do vício do coquinho.
Botafogo é time de intelectual, rola uma contradição aí?
Eu não sei por que sou botafoguense, só sei que comecei a torcer por causa do Garrincha.
Sei.
É. Quando passei a me entender como gente só ouvia falar nele. 1966 eu já era botafoguense.
Voltando lá para a aliança inexistente no seu casamento, você já pegou muita mulher?
Não, rs.
E homem?
Rsrsrs, você sabia que eu parei quando casei? Me aquietei. Fui presidente de escola de samba, neh, ai já viu. Eu vou lhe dizer uma coisa: eu era danaaaaaaaaaado :pppp
Deve ter ficado com muita mulata, hein?
Só quando era novo. Deixe lhe dizer, eu fiz tudo no tempo certo.
Hmmmm e o que isso quer dizer?
Eu sou do morro, nehhhhh. E o nosso morro só existe ele no mundo. São somente 04 ruas, a gente tocava o terror (presidente se diverte falando sobre o passado dele, me disse que não tem nada para esconder).
Foi no Morro (da Liberdade) que rolou sua primeira vez?
Eu acho que foi... (pausa), ...
Não tem certeza???
Eu não me lembro., mas faz mais de 40 anos. Eu devia ter menos de 14 anos, em bairro a gente inicia cedo. Cedo a gente vira homem, ...na minha época tinha o Libermorro e o Olaria, eram as discotecas dos anos 70, tinha que levar e deixar a menina em casa. E era a pé pelas ruas escuras, pegava e deixava. Era um gesto de masculinidade, o cara virava homem quando passava a fazer isso, entendeu. As festas terminavam 1 da manhã. Hoje elas começam 1 hora, neh.
Você foi L0k4um?
Não..
Ihhhhhh não me convenceu, não.
Rsrsrsrs, smp fui careta. Nunca bebi, não bebo cerveja, não bebo vinho, nem uísque.
Que diabo de sambista é esse, gente?
Não me pergunte... rsrsrs
Um cara que viveu no morro do samba, pegou geral, foi compositor e agora é político e não bebe nada? Onde está o erro, me diga?
Acredito que tenha sido por influência do meu pai, ele não bebia. Mas fumava, daí eu fumei durante muito tempo. Durante 30 anos.
Fumou maconha também?
Não.
Não tinha maconha no Morro?
Tinha
Kkkkkkkk ah ta, pensava que lá só tinha santo
Eu sou do tempo que chamava de “dirijo”...
Dirigia o quê?
“Dirijo” era o nome da maconha
*O* kkkkkkkkk
:ppppppppppp
Meodeos que expressão é essa, Gzus
Rssrrss eu tinha um amigo lá que vendia, eu era garoto, ele tava misturando uma erva verde numa bacia com bosta de cavalo... aquilo fica seco, é o estrume. Ele disse assim: “Sai daqui, Boskim, isso aqui é pros babacas fumarem”.
Kkkkkkkkkkkkk
Ajaahajshsjssss eles fumavam merda :ppp
Sua carreira teve uns altos e baixos, hein, já teve vontade de desistir?
Já, já. Já passei tempestades e temporais. Eu atravessei uma época pesadíssima numa campanha eleitoral, em 2004. Eu fui acusado de um monte de coisas, mas a verdade é invencível. Todas as acusações que me fizeram foram coisas muito pesadas. Me vi em operações policiais, ...
E o que você tem a nos falar hoje da Operação Albatroz?
Eu sempre estive do lado da inocência. Sempre tive consciência de que teria de ter paciência para resolver as coisas. Quando o bicho pega você precisa saber o que está acontecendo. Incrivelmente você chega na cabeça da pista e não pode mais fazer nada, a escola de samba está pronta. Aí você tem que entregar.
Você usa o samba como uma metáfora para sua vida política?
Você acaba mexendo com as pessoas em cima daquilo que fez, as pessoas te olham, observam, você preparou o evento principal. Você foi observado fazendo um esforço, tendo um desgaste, adoecendo, indo em cima, em baixo. A gente se desdobra para – faça chuva ou sol, o contentamento deles. Estava desde 77 no topo da pista, me aposentei em 2004, então, o que aconteceu, Vivi... fui à luta, encarar seus problemas, esperar a poeira baixar, as pessoas te seguem. Eu ajo muito pelo emocional, se eu resolver que você é minha amiga, acabou. É e pronto.
Você mente?
Necessariamente.
Kkkkkkkkkk
kjkjkhkhkhlh
Tua barra não ficou suja, não. Ficou muito preta. Que passava na sua cabeça?
Quando o bicho pegou eu pensei: “Ihh caí”. Você que está no centro fica abalado, mas quem sofre é a família. Sofri, sofri, mas sofri mais pelos meus. O certo é que minha família sabia o que eu tinha dentro de casa, todos sabiam, meus filhos, minha esposa, então para eles sempre fui inocente.
Mas você era de fato?
A mídia foi muito maciça por causa da campanha eleitoral, depois disso bastava esperar que estava resolvido. Foi declarado inocência em todas as instâncias de forma breve e a vida seguiu. Eu estou aqui inteiro. Sempre estive muito tranquilo porque a verdade ela é invencível.
O que passava pela sua cabeça?
Cada um tem o seu jeito de ser, não existem dois iguais. Mesmo o Cosme e o Damião, são duas pessoas diferentes. Cada um tem o sei caso. No meu caso eu juro pra você que sabia de minha inocência. Não tinha absolutamente nada a ver com aquilo, eu sabia que tinha sido um artifício político, que enfim, havia atrasado minha trajetória política, mas eu precisava retomar tudo e voltar a trabalhar. Me afastei para ajudar a sustentar a minha família. Foi isso que fiz.
Tanto tempo depois como você está hoje?
Eu sou um homem feliz, eu festejo todo dia o nascer do sol. Vivi, eu sou muito família. A família é meu bem estar, já sou até bisavô. 5h da manhã estou de pé, acordo cedo todos os dias. Às 6 faço minha caminhada, ...
Ainda mora no Morro?
Já tem um tempo que moro no Kissia, deixei de morar no morro em 84. E até hoje não sei te dizer como é que naquela casa do Morro da Liberdade cabia tanta gente. Cabia gente demais. Eram 3 cômodos para todo mundo.
E aqui na Câmara, tem muito pepino para administrar?
Eu não acho, não. Sendo muito sincero com você, acredito que esta segurança venha da maturidade. Na primeira vez eu não lembro nem se tive receio, entendeu. É muito tranquilo. E vou lhe dizer mais, sou louco por Manaus. 90% dos que votaram em mim são eleitores aqui de Manaus. Aproveito este grande espaço para agradecer. Vivi, eu trabalho com alegria, se tiver de trabalhar à noite, feriados, enfim, eu encaro meu ofício com alegria. Se estou na Política eu preciso conversar com o cidadão quando ele está em casa, pois ele é quem me diz o que tem de bom e o que tem de ruim.
Quem é tem inimigo na política?
Eu não tenho nenhum. Digo o que penso, entendeu. Eu Não sou inimigo de ninguém. Nem na política e nem na vida. Até quem derrama coisas desagradáveis a meu respeito eu os compreendo.
Bonzinho u_u
Eu juro que os compreendo. E ainda os perdoo. Eu sou amigo na vitória e na derrota, não viro as costas para um amigo, não.
Depois de ter me dito que é sambista, mas que não bebe, eu não me surpreendo mais com nada kkkkkkkk
Vivi, tenho muitas virtudes, mas eu sou teimoso. Sou um poeta medíocre, tenho o signo dos artistas (libra), sou um compositor de meia tigela, mas tenho os meus sambinhas..... (o presidente canta uma de suas composições favoritas para mim, ele carrega no S e no X).
“ Você pensou
que eu tinha me acabado
maginou que havia chegado meu fim
Jamais notou no meu pulso cerrado
Nem alcançou o que bate lá dentro de mim
Foi se sentindo toda poderosa
Nem era Rosa a sentir-se dona do Jardim
Eu segui minha vida lutando sozinho
Fui de mansinho caindo aqui e levantando acolá
Sequer lamentei um dia de tristeza
Sequer eu pensei um dia voltar ”.
SHOW!
Vou lhe dar meus discos.
Deixe uma msg para seu eleitor que está conferindo nossa entrevista
Aos que votaram em mim eu vou trabalhar para honrar a confiança de todos eles. Eu não prometo nada além de me esforçar todo dia e toda noite. Quero muito, como um beija-flor que quer apagar um incêndio da floresta, fazer a minha parte e mostrar que é possível contribuir para o bem maior da população e se salvar no meio desse incêndio.
E para encerrar, deixa uma mensagem pra mim?
Vivi, você é tudo que o mundo precisa: alto-astral.
Obrigada, parabéns pela passagem de seu aniversario, Bosco.
Um beijo Julinho Ventilari, obrigada. Um abraço para toda a galera linda que esteve no camarote da Imprensa no jogo Botafogo X Corinthians na Arena da Amazônia, beijão Waisser Botelho <3
<3 Feliz Dia das Crianças pra nós <3
Dicas e sugestões de entrevistas entre em contato, valeu : )))
www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected]
ASSUNTOS: bosco saraiva, Manaus, política, VIVI CARIOLANO