Em 24h, golpe de falsa promoção de natal faz mais de 40 mil vítimas no Whatsapp
Uma promoção de Natal fake que usa o nome da empresa de cosméticos “O Boticário”, está sendo usada por criminosos para roubar dados de usuários via WhatsApp em todo o país.
Segundo o site Uol, o golpe sofisticado já teria feito mais de 40 mil vítimas só nas últimas 24h e está sendo disseminada em tempo record. O esquema funciona da seguinte forma: o alvo recebe uma mensagem oferecendo produtos da linha e mostra uma link onde ele deve fornecer nome, endereço e número de CPF para ter acesso ao brinde.
Depois disso ele escolhe o endereço da loja onde quer fazer a retirada e compartilha a mensagem com outros cinco usuários. No momento em que disponibiliza as informações, a vítima já tem os dados roubados e ainda ajuda a propagar o golpe.
Para especialistas, a falsa promoção foi aprimorada, o cibercriminoso foi astuto e cadastrou mais de 3 mil endereços de lojas reais para a vítima escolher, porque com algumas com informações verídicas é mais difícil suspeitar da oferta.
Segundo eles, até internautas mais experientes tem caído no golpe. Por isso é preciso estar atento e não acreditar em facilidades extremas, sobretudo, quando chegam via redes sociais.
ASSUNTOS: Boticário, golpe, whatsapp, Tecnologia