66% dos brasileiros acreditam na condenação de Bolsonaro pelo STF, diz pesquisa

ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada pela CNN, revela que dois terços da população brasileira acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento por uma suposta trama golpista. O levantamento, realizado entre 20 e 25 de março, indica que 66% dos entrevistados esperam um veredicto de condenação, enquanto 29% consideram possível a absolvição. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder.
A expectativa pela condenação é mais expressiva entre os eleitores que aprovam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com 90% desse grupo acreditando na punição de Bolsonaro. Entre os que desaprovam a gestão petista, as opiniões estão divididas: 50% esperam a condenação, enquanto 47% acreditam na absolvição. Em todos os segmentos sociais analisados, a maioria dos entrevistados aposta na condenação do ex-presidente.
Além disso, 58% dos entrevistados afirmaram que Bolsonaro não conseguirá ser candidato à presidência em 2026, enquanto 40% acreditam que ele poderá reverter sua inelegibilidade. A pesquisa ouviu 2.500 eleitores com 16 anos ou mais e possui margem de erro de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,45%.

ASSUNTOS: Brasil