Compartilhe este texto

Adolescente de 13 anos tem aborto legal negado após pedido do pai

Por Portal Do Holanda

16/07/2024 15h57 — em
Brasil


Foto: Ilustrativa / Pixabay

Uma adolescente de 13 anos, moradora de Goiás, teve o pedido de aborto legal negado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) após seu pai solicitar a proibição do procedimento. O caso foi revelado por veículos de imprensa, incluindo O Popular e Intercept Brasil

A jovem está grávida de 28 semanas e já havia manifestado o desejo de interromper a gestação quando estava na 18ª semana. Em depoimentos ao Conselho Tutelar, ela afirmou que, caso não obtivesse o aborto, buscaria maneiras de realizá-lo por conta própria. O pai da adolescente também pediu que o suspeito de abuso, de 24 anos, assumisse a paternidade.

Apesar do pedido da jovem, a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade aceitou o pedido do pai e proibiu o aborto, alegando que não havia risco à saúde da adolescente e que o "delito de estupro está pendente de apuração". A Promotoria havia solicitado que o aborto fosse realizado, mas a Justiça negou.

Especialistas afirmam que, em casos envolvendo menores de 18 anos, é necessária autorização dos responsáveis para a realização do aborto, e o desejo da vítima não é suficiente. A decisão gerou controvérsias e está sendo acompanhada por organizações de direitos humanos e especialistas da área.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil