Compartilhe este texto

Antigas linhagens foram substituídas por cepas brasileira e britânica

Por Portal Do Holanda

03/04/2021 13h40 — em
Brasil


Foto: Pixabay

Estudos preliminares mostram que as variantes já representam a maioria dos casos de covid-19 em alguns locais do Brasil e já são substituíram as antigas linhagens, como é o caso da cepa P1 descoberta em Manaus.

“Hoje, com a P1, ao estudarmos esta variante em termos numéricos, a gente tem visto que estamos vivendo praticamente uma outra pandemia. A P1 vem substituindo completamente as linhagens antigas na maioria dos estados em que analisamos. Agora, nós vamos ter que ver a campo como será a competição entre estas outras variantes”, afirmou o virologista Fernando Spilki à CNN Brasil.

“Para a descoberta de novas variantes precisamos de sequenciamento, mas este PCR diferencial tem encontrado dados muito interessantes, como este de que hoje, praticamente, já não encontramos linhagens mais antigas em algumas regiões brasileiras”, disse ele afirmando que as variantes mais encontradas são a P1 e a variante britânica.

Segundo o virologista, ambas as cepas levam mais tempo para completar seus ciclos. Além disso, os dados mostram que a P1 e variante britânica tem duas a três vezes mais chance de internações de jovens diferente das outras linhagens.

"A ciência encontra os achados e já começa a apresentar soluções. Já estamos estudando como podemos abreviar este ciclo e como vai se desenvolver em cada região. A partir daí, já podemos oferecer informações mais precisas para a população e aos parceiros internacionais, além de maneiras deles poderem nos ajudar no enfrentamento desta crise”, disse Fernando.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil